Bach. Química de Alimentos


Informações Gerais

O Curso de Química de Alimentos, modalidade Bacharelado, foi implantado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 18 de junho de 1996, com o ingresso da primeira turma em 1997, com uma entrada anual de 30 (trinta) discentes, tendo como mantenedor o Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA).
. O Curso foi reconhecido em 25/02/00, Portaria Nº 211 do Ministério da Educação, com o conceito B.
. O Curso visa atender a demanda da sociedade por profissionais especializados na área de alimentos, possuindo como objetivos principais a formação de profissionais qualificados:

- para atuarem junto à órgãos públicos e privados, na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, controlando parâmetros de produção e de qualidade de alimentos, a fim de atender exigências da legislação e do mercado consumidor;
- capazes de viabilizarem soluções que auxiliem o desenvolvimento das indústrias de alimentos e bebidas da Região e do País;
- para gerar e divulgar conhecimentos científicos e tecnológicos da área de alimentos;
- aptos a desenvolverem projetos destinados a elaboração de novos produtos, embalagens e controle de processos nas indústrias alimentícias.

Áreas de Atuação do Profissional de Química de Alimentos

O profissional em Química de Alimentos pode atuar em qualquer tipo de atividade que envolve o ramo de alimentos, na abrangência especificada pela Resolução Normativa Nº 36, de 25/04/74 do CFQ, tais como:

. Laboratórios de controle de qualidade;
. Indústrias de sucos, refrigerantes e similares;
. Indústrias de óleos e gorduras;
. Indústria de açúcar/álcool;
. Indústrias de embalagens;
. Indústrias de vinhos, cerveja, bebidas destiladas, fermentadas e fermento-destiladas;
. Indústrias de massas, panificação, biscoitos, bolachas e similares;
. Indústrias de doces em calda, doces em massa e cristalizados; . Cooperativas agroindustriais;
. Indústrias de leite e sub-produtos;
. Abatedouros frigoríficos e subprodutos;
. Indústrias de balas, chocolates e similares;
. Indústrias beneficiadoras de grãos;
. Indústrias que envolvem em alguma etapa a produção de alimentos, tratamento de água potável, tratamento de água de caldeiras e tratamento de resíduos.

Atividades no Curso de Química dos Alimentos:

Seminários . Durante o semestre são ofertados vários seminários na área de alimentos, embora não sendo obrigatório, a participação de no mínimo 80% dos seminários realizados no ano, dará direito à um atestado de participação.

. Os seminários englobam palestras de convidados, seminários realizados pelos discentes que estão cursando a disciplina de seminários, e a apresentação de atividades realizadas nos estágios curriculares.
. O objetivo principal destes seminários é a complementação e atualização de tópicos da área de alimentos, que são pouco abordados no Curso, além de ser um momento de integração entre todos os discentes e professores do Curso.
Atividades Curriculares. Envolvem a atividade desenvolvida no Estágio Curricular do Curso, realizado no último semestre letivo, em indústria de alimentos, laboratórios de controle de qualidade, instituições de pesquisa ou cooperativas agro industriais.
Atividades Extra-Curriculares. Envolvem a atuação em estágios extra-curriculares (solicitados pelos discentes), participação em projetos de pesquisa, extensão e de ensino (quando surgem as vagas é realizado uma seleção), cargos de monitorias (atualmente são ofertadas duas vagas ao Curso), e atividades desenvolvidas junto ao Diretório Acadêmico (como a Semana Acadêmica do Curso, cursos de pequena duração, e outras atividades de extensão).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: